Simplicidade


Olá pessoa que lê meus pensamentos. Seja muito bem-vinda ao retorno do Aquela Velha Epifania. Eu sei que foi muito tempo sem algo postado aqui, mas quem é vivo sempre aparece e cá estou.
Eu queria que este texto fosse especial de alguma forma, mas me dei conta que só pelo fato dele estar sendo escrito e por você estar lendo, ele já se torna muito mais que especial. Tudo é uma questão de se ater aos detalhes, pois são as pequenas coisas que fazem a diferença na nossa vida e são essas mesmas coisas que nos fazem ser quem nós somos.
Portanto, esse é o tema do primeiro texto de 2019. Dar valor às pequenas coisas e se prender ao que realmente vale à pena.
O ano tem pouco mais que um mês, mas várias coisas já aconteceram. Os tempos têm sido intensos de uma forma ou outra. A pessoa que você era em dezembro de 2018 já não existe mais, mesmo que minúscula, há uma mudança e é nessa minuciosidade que a vida deve ser vivida.
Olhe ao seu redor, quantas coisas nós perdemos por não prestarmos atenção nas pequenas coisas que nos cercam? Quantas vezes passamos pelas pessoas e não desejamos um bom dia ou simplesmente pegamos o celular fingindo que ninguém existe? Nós precisamos viver mais o simples, a sinceridade, a troca de olhares e sorrisos. É muito comum buscarmos pelo exuberante com a famosa expressão “só se vive uma vez”, mas eu, particularmente, discordo. Nós só morremos uma vez. Viver? Nós vivemos todos os dias. Diariamente temos novas chances, novas experiências. Mesmo presos a qualquer rotina, não existe um dia que seja igual ao outro.
Mas afinal, como viver a simplicidade? Como ser feliz com “pouco”? Devemos largar nossos sonhos e ambições? Não, isso jamais. O que nós precisamos fazer é perceber que mesmo tendo uma meta ou um destino, a jornada até lá é tão importante quanto o final da busca. Cada detalhe, cada pessoa, cada experiência que nós vivemos é que formarão nossa personalidade e quem nós seremos. Alegria, tristeza, decepção, raiva, tudo isso deve ser vivido, não devemos ignorar quem nós somos e no final de cada etapa, tirar uma lição, um aprendizado.
As coisas mudarão, pessoas chegarão e sairão, algumas de forma breve, outras talvez nem saiam. Contudo, uma coisa é certa. Você permanece. A única coisa que não pode acontecer é que com todas as mudanças ao nosso redor, nós continuemos sendo iguais ao que fomos no passado. A evolução é necessária para que a vida continue.
Sendo assim, olhe ao seu redor, observe os detalhes da sua jornada, cada coisa minúscula que acontece ao seu redor pode ter um significado enorme em sua vida. Apegue-se às pessoas que te fazem enxergar essas pequenas coisas como algo a mais, pessoas que vivam com você esses detalhes. Observe e absorva, inspire aprendizado para que você possa inspirar outras pessoas a aprender e por fim, aproveite a felicidade de viver a simplicidade, mesmo que a tarefa seja difícil, vale a pena. O mundo precisa de pessoas que enxergam a felicidade nas pequenas coisas. Seja uma delas, seja a diferença que mesmo calada, é notada. Seja luz. Seja você.

“... no fundo é simples ser feliz, difícil é ser tão simples...”
– O Teatro Mágico.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.