Empatia hipócrita

17:00
Empatia tem sido um assunto muito exposto na internet. As pessoas têm usado esse termo para diversas postagens com a intenção de mostrar o quanto essa ação é importante, mas você sabe o que significa empatia?
Empatia é definida como um processo no qual alguém se põe no lugar de outra pessoa, uma tentativa de entender sentimentos e comportamentos de alguém. Até aí é tudo muito simples, mas será que a empatia é praticada da forma correta? E existe uma forma correta?
O restante deste texto, assim como os demais, reflete a minha opinião sobre o tema e da forma como a empatia deve ser usada. Está tudo bem se você não concordar, apenas tente absorver algo de bom com a leitura, já é algo significativo para esta experiência.
O título do texto já reflete o contexto geral das minhas futuras palavras. O que tem se visto por aí, principalmente na internet, é uma hipocrisia gigantesca de pessoas que dizem pregar a empatia, mas que não dão a mínima para os sentimentos alheios. Funciona da seguinte forma: A pessoa diz praticar o ato de se colocar no lugar do outro, mas apenas para as coisas que são importantes para ela, o restante, as coisas que tal pessoa não considera importante, pouco importam na hora de se relacionar com alguém.
É muito simples e fácil dizer que se importa com alguém somente para os assuntos que te interessam e desprezar completamente o que não te chama atenção. O que eu quero colocar em questão com esse texto é simples: Empatia envolve respeito e reciprocidade. Já chega de compartilhar post sobre o assunto se você considera besteira o sofrimento de alguém, já chega de encher a boca para falar que ajuda todos os amigos se você ignora que as coisas que você acha supérfluas, são importantes para outra pessoa, já chega de hipocrisia, já chega do famoso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, vamos entender e respeitar os sentimentos, gostos, preferências e reações das pessoas, mesmo com relação às coisas que para nós não são tão importantes.
Praticar a empatia envolve analisar quem está a nossa volta, é constantemente perceber a intensidade dos sentimentos de alguém com relação a algum assunto de sua vida. Seja com relação a relacionamentos, seja com relação a ideais de vida, seja até mesmo com relação a músicas, séries, filmes e roupas que a pessoa usa. Precisamos buscar entender, respeitar e dar suporte se a nossa intenção for praticar a empatia.
Somos humanos e podemos sempre melhorar em algo, devemos buscar por melhoras, estagnar nossa vida com um conceito único é uma ação extremamente equivocada. A vida muda. Parar e tomar algo como verdade absoluta não vai nos ajudar em coisa alguma. Já é hora de ouvir, aprender com outras pessoas, dividir experiências e se encaixar em lugares onde a recíproca é verdadeira. Fiquemos perto de pessoas que nos escutem e tentem compreender nossos sentimentos.
Sendo assim, pratiquemos a empatia alinhada ao respeito. É necessário que nós compreendamos as outras pessoas ao nosso redor, principalmente aqueles que tentam nos compreender. Reciprocidade e empatia livres de hipocrisia são a chave para melhorar qualquer tipo de relação. É hora de pôr em prática. Tentar entender o ponto de vista do outro sem julgamento e aprender com uma nova visão de mundo.

Enfim, você está tentando entender o outro sem julgamento ou só está oferendo ajuda para as coisas com as quais você se identifica?


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.