2019 ~ 2020

15:30

Enfim um novo ano. Eu gostaria de dizer que esperei 2019 acabar para poder escrever sobre todos os detalhes dele, mas eu estaria mentindo. Este texto está um pouco atrasado, mas nada diminui o valor que ele pode carregar. Primeiro texto de 2020. O que eu vim dizer aqui, são apenas algumas coisas que eu aprendi, entendi ou reforcei durante os 365 dias do ano passado.
2019 foi um ano intenso em todas as suas questões. Muita coisa estava em pauta e desde o seu início, mostrava que seria um ano completamente diferente. Não que eu acredite nessa questão de que ao virar o ano, várias coisas mudam, mas isso não muda o fato de ser o encerramento de um ciclo.
Desde o seu primeiro dia, 2019 já ensinava que viver novas experiências e conhecer novos lugares é um remédio para a alma. Renovar-se é essencial, estagnar nunca será uma opção. Os dias seguiram e essa mensagem ficou cada vez mais evidente.
Não demorou muito para que a próxima lição viesse. Foi fácil entender que sentimentos intensos podem causar grandes estragos, mas também podem curar na mesma intensidade. O ideal é viver cada momento por completo. Seja feliz ou triste, o ato de entender o momento para poder entender a si mesmo é indispensável para crescer e tornar-se alguém melhor.
O próximo ponto foi um reforço do que eu sempre soube. Guardar aqueles que nunca te abandonam. Saber enxergar quem te dá suporte sem esperar algo em troca, quem te escuta sem julgar suas dores, quem guarda seus segredos e fica feliz com suas vitórias. Os laços reais são essenciais na nossa vida. Sim, eu acredito que ninguém é feliz sozinho.
Ao mesmo tempo, 2019 mostrou que é necessário se afastar daqueles que estão na sua vida apenas com o propósito de extrair alguma coisa de você. Não faz bem se prender a parasitas. Sua energia, sua saúde mental, sua paz, todos esses fatores devem sempre ser prioridade na sua vida.
Como um golpe, alguns momentos mostraram que orgulho pode te levar longe, mas sempre te deixará sozinho e vazio. A vida pode te dar novas chances todos os dias, mas nenhuma chance é igual à outra. Nada na sua vida se repetirá exatamente da mesma forma que foi um dia. Se o arrependimento bateu, se a saudade incomoda, se você reconhece que precisa mudar, mude. Voltar atrás não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, vencer o orgulho é um ato de força. Vencer o orgulho te faz crescer.
Ficou claro também que alguns laços não têm significado quando não há respeito. Entender que ninguém é igual, saber respeitar as escolhas e aceitar que tudo isso é normal é fator indispensável em qualquer tipo de relação. Nós escolhemos quem entre e quem sai, nós escolhemos quem é família, nós que coordenamos o que é essencial para nossa vida.
Enfim, 2019 foi um ano de mudanças intensas, mas de muito aprendizado. Espero sinceramente ter acrescentado algo positivo para você neste texto.
E então... como foi o seu 2019? Como está sendo o seu 2020? Aqui está tão intenso quanto o ano passado e eu espero de verdade que continue assim. Feliz ano novo super atrasado.
Aquela Velha Epifania está de volta.



2 comentários:

Tecnologia do Blogger.